Ku Klux Klan

Fundada no século 19, nos Estados Unidos, a Ku Klux Klan foi uma organização secreta racista. Fundada no Tenessi por veteranos confederados, ou seja soldados que haviam lutado pelos estados do Sul. O lado derrotado na guerra civil Americana. 

As duas primeiras palavras do nome da organização "Ku Klux", vem do grego Kyklos, que significa "Círculo". já o "Klan" teria sido acrescentado posteriormente para dar uma melhor sonoridade, além de fazer uma referência aos velhos clãs, grupos tradicionais familiares.

Muito mais que um clube, era uma entidade de resistência à politica liberal imposta pelos estados do Norte, após a Guerra Civil, que assegurava entre outras coisas que a abolição da escravatura fosse cumprida. Na defesa da supremacia branca no país, o grupo promovia ato de intimidação e violência contra os Negros libertos.

O Klan foi responsável por cometer atos violentos como, incêndios de casas habitadas por afro-americanos, espancamentos e enforcamentos.

Em meados de 1870, o Governo americano decidiu enfrentar a organização, e em 1882 a suprema corte do país decidiu tornar inconstitucional a "KKK". Patsy Sims, historiadora e jornalista americana, diz que a organização parecia ter desaparecido nos últimos anos da década de 1880, mas foi revivida em meado do século XX. A nova "KKK", foi criada no estado da Geórgia em 1915, e não se concentrava apenas no ódio contra os negros, sua doutrina agora misturava nacionalismo e xenofobia. Uma cruz em chamas se tornou o simbolo da organização, que chegou a ter 4 milhões de membros.

Após a depressão de 30, ela perdeu fora gradativamente, apesar de ter voltado na década de 60, durante o movimento pelos direitos civis que defendiam a igualdade racial nos Estados Unidos. nos anos 70 grupos Anti-Klan "derrubaram" a organização, exigindo nos tribunais grandes indenizações para as vitimas de seus atos. Embora ainda exista, sua força é pequena.

Membro da KKK segurando uma forca.

O Klan é classificado pelos historiadores como um movimento de extrema-direita. Sobretudo os ideais que motivaram esse grupo, a supremacia branca. Hoje em dia está diretamente ligado aos ideais supremacistas, anticatólicos, antissemitas, antiliberais, anticomunistas. além de promoverem discurso de ódio contra LGBTs, muçulmanos e terem envolvimento com Neonazistas.













UM MUITO OBRIGADO DA EQUIPE GHI!



REFERÊNCIAS:

SILVA, Daniel Neves. "Ku Klux Klan"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/ku-klux-klan.htm>. Acesso em 17 de janeiro de 2019.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-ku-klux-klan-ela-ainda-existe/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ku_Klux_Klan


Comentários