Domingo Sangrento 1905



O Massacre do Domingo Sangrento aconteceu no dia 22 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Aconteceu que manifestantes marcharam até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao Czar Nicolau II, e foram baleados pela guarda nacional. a Marcha foi organizada por um padre chamado George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov, a policia secreta czarista, para destruir organizações trabalhistas. Os grupos que se envolveram nesse conflito foram a população no geral, os partidos e movimentos revolucionários tiveram seu inicio após esse domingo sangrento.

Aconteceu que em dezembro do ano anterior houve uma greve na fábrica Putilov. Cerca de 80 mil pessoas se juntaram, simpatizantes e operários. No dia 8 de janeiro, já não havia eletricidade nem jornais, todas as áreas públicas foram declaradas fechadas. George Gapom, padre ortodoxo da Russia que se interessava pela classe dos trabalhadores, organizou uma procissão pacífica até o Palácio de Inverno, para entregar uma petição ao Czar. A petição escrita pelo padre deixava claro as opniões e os problemas dos trabalhadores, e pedia melhores condições no trabalho, salário justo e diminuição da carga horária, assim como uma regulamentação das horas extras de trabalho, cujo aquele momento eram impostos pelos donos das fábricas que forçavam os trabalhadores a cumprirem. Tropas foram dispostas no Palácio e em outros locais da cidade, Czar deixou a cidade no dia 8 de janeiro e foi para Czarkoe Selo.

Resultado de imagem para Palácio de inverno russia
Gravura do Palácio de Inverno (1870)

No domingo dia 09 de Janeiro de 1905 trabalhadores grevistas e suas famílias se reúnem em seis pontos da cidade de São Petersburgo. Liderados pelo padre George Gapon, segurando lideres religiosos e cantando canções patrióticas, uma multidão o seguia. Mais de três mil pessoas prosseguiu sem interferência da policia em direção ao Palácio, residência oficial do Czar. Eles não sabiam que o Czar não estava lá. Soldados que estava no Palácio lançaram tiros de advertência e em seguida diretamente na multidão. Gapon foi alvo de tiros Perto do Arco do Triunfo de Narva. Cerca de 40 pessoas foram mortas ao redor dele, porém ele não teve nenhum ferimento. Embora o Czar não estivesse no Palácio e nem dado a ordem para que os soldados atirassem ele levou toda a culpa, causando um grande alvoroço na população Russa.

Resultado de imagem para George gapon
Padre George Gapon

O número de mortos pode chegar até 930, e 333 feridos segundo as autoridades da época, fontes anti-governo dizem que os tiros mataram mais de quatro mil pessoas, estimativas estipulam uma média de mil mortos e feridos, tanto pelos tiros quanto pelo pisoteamento da população durante o pânico. Gapon deixa a Rússia, e quando volta é assassinado a mando de uma Organização de combate do Partido Social-Revolucionário depois que ele revela ao seu amigo Pinhas Rutenberg que trabalhava para a Policia Secreta. Este evento contribuiu para a revolução de 1905.

Resultado de imagem para czar nicolau ii
Czar Nicolau II



Obrigado da equipe Guia de História para Iniciantes!





Comentários