O acidente de Chernobyl

Em 26 de abril de 1986, os operadores da Usina nuclear de Chernobyl, Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção era observar o comportamento do reator quando usado com baixos níveis de energia. Mas para que o teste fosse possível teriam que quebrar uma série de regras e protocolos de segurança. Neste momento desenrolou uma grande tragédia no leste europeu.

Neste momento, o reator super aquece, e 5% do material nuclear do reator da usina é liberado. Com a explosão e a liberação de radioatividade, 2 pessoas morrem no instante, e outros 28 funcionários falecem nas semanas que se seguiam.

Usina de Chernobyl após explosão de reator
Após a explosão 237 pessoas foram diagnosticadas por contaminação de Iodo radioativo, sendo confirmado 134 pessoas. A população da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia ficou exposta a radiação, e centenas de casos de câncer de tireoide foram diagnosticados. Para evitar maiores desastres o governo Soviético transferiu 120 mil pessoas nas primeiras horas após o acidente, e 240 mil nos anos subsequentes.




CONSEQUÊNCIAS DO ACIDENTE


Levados pelos ventos as partículas de materiais chegaram a Escandinávia e a Europa Oriental, houve intensa exposição das equipes que chegaram para controlar o ocorrido, dentre os 28 primeiros mortos, 2 eram bombeiros. Os trabalhos de controle ocorreram entre 1986 e 1987, que envolveram 20 mil pessoas, expostas a radiação de diferentes maneiras. Foram reassentados 220 mil pessoas pelo governo soviético.

Até hoje não é recomendado consumir quaisquer alimentos produzidos na região, fauna e flora foram afetados, estimasse que os riscos de contaminação continuarão por 20 mil anos.

Sarcófago de Chernobyl

Após o acidente engenheiros construíram o chamado Sarcófago de Chernobyl, que consistia no isolamento por chumbo da turbina 4, onde ocorreu a explosão. A obra envolveu cerca de 400 trabalhadores, mas em 2002, por conta de alguns vazamentos, construíram uma nova estrutura.

Chernobyl hoje é atração turistica, cerca de 3 mil pessoas são autorizadas a morar no local, na época do acidente viviam 14 mil. A cidade de Prypiat construída para trabalhadores da usina também é ponto turístico, na época viviam 50 mil trabalhadores.



Cidade de Prypiat à 4 quilômetros de Chernoby

UM MUITO OBRIGADO DA EQUIPE GHI!

Bibliografia:
https://brasilescola.uol.com.br/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm
https://www.todamateria.com.br/acidente-de-chernobyl/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil

Comentários