Nikola Tesla e sua "Máquina de Terremoto"

Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljam, Áustria, território da atual Croácia. No dia 10 de julho de 19856. Filho de um Sacerdote Ortodoxo, foi treinado desde pequeno a desenvolver seu raciocínio e memoria. Sua mãe era de família de inventores.
Em 1873 iniciou os estudos no instituto Politécnico de Graz, na Áustria, onde cursou Engenharia Elétrica, estudou principalmente física e matemática. Em 1880 formou-se na Universidade de Praga. Em 1981 entrou para a companhia elétrica de Budapeste, onde começou sua carreira de engenheiro eletricista.

Tesla e Thomas Edison

Thomas Edison (1847-1931)
Em 1882 Tesla descobriu o campo magnético rotativo, principio fundamental da física e a base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas. Neste mesmo ano trabalhou na Companhia Continental Edison, que ficava em Paris. Após dois anos, foi convidado a trabalhar na empresa de Thomas Edison, em Nova York, para onde se mudou.
Houve grande divergência entre os dois. Tesla havia criado ferramentas para tornar viável o uso da corrente alternada, o que era uma forma eficiente para a transmissão de energia à grandes distancias. Edison que baseava suas tecnologias na corrente continua era contra a "Corrente assassina de Tesla". Chamada assim por ele porque em caso de acidentes poderia ser muito perigosa. Hoje usamos a corrente alternada de Tesla. Por mais que seja perigosa, a tecnologia avançou para corrermos menos riscos ao usa-lá.

Prêmios

1894 Título Honoris Causa pela universidade de Columbia, e a medalha Elliot Cresson, pelo Instituto Franklin. Em 1912 Tesla recusou-se a dividir o prêmio Nobel de Física com Edison, o que acabou dado a outro pesquisador. Em 1934, a cidade da Filadélfia deu-lhe a medalha John Scott, pelo seu sistema de energia polifásico.  Tela era membro Honorário da Associação Nacional de Luz Elétrica e membro da Associação Nacional para o avanço da Ciência.

Seus últimos dez anos viveu em um quarto no New Yorker Hotel, onde faleceu. Tesla veio a óbito no dia 7 de janeiro de 1943.

Invenções 

Tesla registrou 40 patentes nos EUA. e mais de 700 no mundo todo. Suas invenções oram focadas na utilização de eletricidade e magnetismo, entre elas estão: Lâmpada fluorecente, motor de indução (utilizado em industrias e em vários eletrodomésticos), o controle remoto, a bobina Tesla,  transmissão via rádio, sistema de ignição utilizado nas partidas de carros, corrente alternada entre outros.
Entre essas invenções havia uma invenção um tanto curiosa, chamada de "maquina de terremoto". Sua intenção era transmitir eletricidade pela crosta terrestre, desta forma em qualquer lugar do planeta se pudesse enfiar uma lâmpada na terra e ela acenderia. Era um aparelho que detectava vibrações de um objeto e o fazia oscilar nesse ritmo. Com ela fez uma viga de metal chacoalhar quase a ponte de partir-se, pouco tempo depois fez essa experiência em seu laboratório.  A vizinhança chamou a policia e Tesla partiu se invento a marteladas.


Obrigado por lerem!
Att. Equipe GHI



Bibliografia
https://super.abril.com.br/tecnologia/o-cientista-maluco/
https://www.ebiografia.com/nikola_tesla/
https://seuhistory.com/hoje-na-historia/inventor-da-modernidade-nikola-tesla-morre-pobre-e-no-ostracismo

Comentários