Mary Mallon: Maria Tifoide

Mary Mallon - Primeira da foto
Mary Mallon nascida no Norte da Irlanda em 1869, emigrou-se sozinha para Nova York, EUA. Também conhecida como Maria Tifoide, pelo fato de estar praticamente saudável, continuou transmitindo a doença. Seu organismo conseguiu deter os efeitos nocivos da bactéria que causa a doença, mas continuou a transmitir a doença mesmo aparentemente saudável.

O que é a doença?

Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella thypi em alimentos ou água contaminadas. trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizadas por sintomas proeminentes, sendo endêmico em países subdesenvolvidos.

 Sem muitas qualificações Mary trabalhou como empregada doméstica nas vizinhanças de Nova York, exercendo a função de cozinheira entre 1900 e 1907, período que contaminou dezenas de pessoas, com um caso fatal. constatada a sua situação, as autoridades sanitárias a isolaram em um hospital. Após 3 anos ela foi liberada do isolamento, com a condição que não voltasse a manusear alimentos. No entanto em 1915 trocou de nome para Mari Brown para voltar a trabalhar em um hospital, infectou 25 pessoas. Após isto acontecer Mary foi confinada a quarentena pelo resto de sua vida. Faleceu aos 69 anos de Pneumonia. A autopsia revelou que ela ainda continuava coma uma irradiadora da doença.

Desde então Maria tifoide é um termo usado para designar, aquele que aparentemente saudável é capaz de transmitir doenças aos demais.

Comentários