Mitologia Grega: Zeus

A mitologia grega é uma das mais fantásticas deixadas pela humanidade. A mitologia é o conjunto de mitos que pertencem a uma civilização. A palavra Mythos vem do grego que significa, "palavra", "fala", "conto" ou "história. neste compilado de publicações vamos mostrar essas grandes histórias deixadas pelos povos gregos. Seus deuses e os significados desses mitos. E para começar essa série de publicações vamos falar sobre Zeus o governante dos demais deuses.


ZEUS

Também conhecido como deus do trovão, Zeus é um dos mais importantes deuses da mitologia grega. O poeta grego Hesídio descreve Zeus como o deus que trouxe a paz no lugar da violência, e também o chamava de deus da justiça.

Zeus foi filho dos Titãs Cronos e Réia, e se salvou por ser engolido por seu pai, que devorava todos os filhos para que nenhum pudesse tomar o seu lugar. O deus do trovão cresceu longe do olimpo e quando cresceu foi enfrentar seu pai, obrigando Cronos a tomar um liquido mágico, fazendo com que todos os seus irmãos engolidos pelo pai voltassem a vida. Assim ele conheceu Poseidon, Héstia, Deméter e Hades, e também a sua irmã Hera que havia escapado de seu pai.

Cronos devorando um de seus filhos.
A guerra entre Zeus e Cronos durou dez anos, até que ele junto com seus irmãos Hades e Poseidon subiram no Olimpo e destruirão seu pai. Zeus liberou seus outros irmãos que foram presos por Cronos, e em troca recebeu o raio que se tornou sua arma.

Então Zeus compartilhou com seus Irmãos Hades e Poseidon o domínio do mundo. Zeus tornou-se governante do céu e do ar. Poseidon o governante das águas, e Hades o governante do reino dos mortos.

Ficha técnica: aparência e poderes

Zeus muitas vezes descrito como um ser imponente,  corpo forte, cabelos longos e encaracolados. Geralmente descrito com uma barba curta e que carregava seu raio para onde fosse. De acordo com Hesídio, poeta grego, Zeus era um deus que andava despreocupado, gostava de rir alto, considerado sábio, justo, misericordioso e prudente. Também imprevisível porque ninguém sabia quais decisões ele tomaria.

Um deus severo com seus castigos, não apenas com a humanidade, a mitologia conta que quando Prometeu roubou o fogo e entregou aos humanos, Zeus o puniu, fazendo com quem uma águia gigante comesse o seu fígado eternamente.

Prometeu o titã que roubou o fogo. 
Além de controlar o tempo, ele tinha o poder dos trovões, tinha capacidade de imitar vozes, assim como também mudar sua aparência, transformando em animais ou pessoas. Geralmente usava para conquistar mulheres.

Podia transformar pessoas em animais, lançava raios sobre a terra e chuvas para as plantações. Ele possuía um cavalo chamado Pegasus, que carregava seus raios, e uma águia para recuperar seus raios depois que eram lançados.

Filhos de Zeus

Conhecido por ser um deus sedutor, Zeus não era fiel a sua esposa Hera, sua relação infiel resultou em muitas criaturas heroicas conhecidas  na mitologia grega, como Hércules, Apolo, Perseu, Hermes, Minos, Artemis e Perséfone.

Hera não foi sua única esposa, o deus do trovão casou-se três vezes, sua primeira esposa foi a deusa da prudência Métis, com quem teve sua filha Atena. Sua segunda esposa foi Têmis a deusa da Justiça, e sua terceira mulher foi sua irmã Hera, a deusa do casamento.

Para conquistar suas amantes ele se transformava em várias formas, as mais conhecidas são o Cisne de Leda e o Touro da Europa.
















Fontes: https://www.hipercultura.com/a-historia-de-zeus/
https://www.infoescola.com/mitologia-grega/zeus/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeus

Comentários