Feudalismo

O Feudalismo tem início no século V com a invasão dos Bárbaros (povos Germânicos), sob o Império Romano no ocidente da Europa. Suas principais características são: Poder descentralizado, onde quem comandava eram os senhores feudais, a economia era baseada na agricultura e também no trabalho dos servos.

Estrutura politica

Prevaleciam nesta época as relações de Vassalagem e Suserania. O Suserano dava um lote de terra ao Vassalo, que por sua vez deveria jurar lealdade e ajuda ao seu Suserano. O Vassalo oferece ao seu Senhor fidelidade e trabalho, em troca o Senhor lhe permitia proteção e terras para produzir. Todos os poderes Jurídico, Econômicos e políticos se concentravam nas mãos dos Suseranos das terras.


Ilustração da pirâmide Social do Feudalismo
Nobreza

A nobreza ficava no topo da Hierarquia onde ficava o rei, que concentrava pouco poder político, e era dividido entre ele e os senhores feudais.

Os nobres eram os proprietários das terras e chamados de senhores feudais. O senhor feudal exercera poder absoluto sob seus domínios, aplicava as leis, declarava as guerras, concedia privilégios e administrava justiça.

Clero

A Igreja se tornou-se a instituição feudal mais poderosa, pois era proprietária de vastas terras. Segundo a Igreja cada individuo tinha uma função na terra, a função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do Clero rezar, e a do servo o trabalho.

Servo

Os servos estavam presos a terras e subordinados a uma série de tarefas, além de produzirem para si, teriam que pagar impostos e produzirem ao dono das terras, afim de terem proteção do Senhor Feudal. Além dos servos haviam outros trabalhadores como os vilões, eram homens livres que prestavam serviços ao senhor feudal, como cobrança de impostos. Também haviam escravos, que em geral faziam serviços domésticos e não tinham nenhum direito. Os Ministeriais ocupavam a administração do feudo, podendo crescer socialmente chegando a nobreza.

Nesta época o Clero era a única classe social que tinha acesso aos estudos. As condições eram rudes, mesmos as camadas dos senhores não viviam em luxo.

Economia 

Basicamente tudo o que se produzia era para consumi local. Quando haviam trocas de mercadorias com outros feudos, na maioria das vezes eram feitos por escambo, poucas vezes utilizava a moeda.

Feudo

Politica Feudal

A politica estava monopolizada pelo senhor feudal, ele quem formava exércitos particulares e construía castelos fortificados. Dentro e em torno do qual se desenvolvia a comunidade protegida por ele.

De acordo com o que novos reinos iam se formando, grandes proprietários conseguiam autonomia, o rei lhe dava isenção de fiscal e jurídica. Acelerando assim o crescimento do feudo.

Os feudos podiam ser obtidos de várias formas, por meio de concessão do rei, para compensar os serviços de um cavalheiro ou nobre e assim conseguir a vassalagem desta família. Também haviam os casamentos, afim de garantir que os nobres fossem fiéis ao rei, arranjavam casamentos entre as famílias, assim garantiam a fidelidade das mesmas e as terras continuassem na herança. Também por meio de guerras, quando não havia herdeiros, ou os laços de vassalagem eram rompidos, ou até mesmo para conseguir expandir território, guerreavam para conquistar propriedades.

Crise no feudo

O feudalismo sofreu grandes mudanças no século XI, chamada de Baixa Idade Média. Com o crescimento das cidades e o desenvolvimento do comércio ampliaram duas fontes de renda. As relações de produções passaram a ser baseadas no trabalho livre e assalariado, houve o surgimento de novas camadas sociais como a burguesia.

Comércio
A medida que o crescimento populacional avançava, aumentava a necessidade de ampliar a área de produção e desenvolver novas técnicas agrícolas.  Muitos dos senhores feudais afim de enriquecer com a comercialização dos produtos excedentes aumentaram por meio de exploração os serviços dos servos. Essa exploração agravou fugas de servos para outras aldeias e revoltas camponesas.

As revoltas e os abandonos dos feudos obrigou a maioria dos senhores feudais a mudar o seu comportamento diante dos servos. Assim passaram a arrendar as terras, outros vendiam a liberdade aos servos, enquanto outros os expulsavam e colocavam assalariados no lugar. O processo de mudança de sistema feudal para o sistema capitalista foi lento e gradual.

Comentários