Blues: Cantos de Lamento

Campos de algodão
Com origem nos campos de algodão do sul dos Estados Unidos, o Blues eram os "cantos de lamento" dos Negros escravizados. Tais cantos viriam a se tornar um estilo musical cuja a influência é marcante na música.

Nesta época de escravidão havia solidão e saudades da sua terra natal de onde foram tirados a força, para sobreviver ao menos o espírito, cantavam, canções que lembravam do lugar de onde viera, canções espirituais. Precisavam de algo para aguentar o dia-à-dia de escravidão nos campos de algodão. Seus senhores proibiam instrumentos musicais porque achavam que com isso seria usado para organizar revoltas. Mas a música não podia parar, com isso utilizavam tabuas de lavar roupas para percussão, enquanto uma caixa vazia de charuto recebia uma estaca de madeira e um fio de arame improvisando um "violão".


H. C. Handy
O conceito de "blues" se tornou conhecido após a Guerra Civil Americana, período em que passou a representar a essência do espírito da população Afro-americana. Provavelmente o "o pai do blues", seria W. C. Handy, que ouviu este tipo de música em 1903 em uma viajem, quando avistou um homem tocando seu violão com um canivete. O primeiro artista popular foi Charle Patton na década de 20, posteriormente surgiram novos nomes, como Leroy Carr, Son House, Willie Brown e Bo Carter.

Na procura de melhores condições na década de 40 grande parte dos negros se mudam para Chicago, levando o blues com eles. Com o surgimento de instrumentos musicais elétricos, uma vasta gama  de possibilidades se abriu, fazendo com que os adeptos dos gênero inovassem alcançando grande destaque.

Muddy Waters
Nesta época surgiu o primeiro "bluesman" a ter reconhecimento fora da Inglaterra e a ter eletrificado todos os instrumentos da sua banda. Muddy Waters foi grande influência para várias bandas como Rolling Stones e Beatles.

Nos anos 60 o gênero serviu para criar um dos maiores estilos musicais: O Rock, Elvis Presley tinha uma origem musical totalmente enraizada no blues, Led Zeppelin também foi cativado por esse gênero musica, entre outras bandas.

Nos anos 70 o estilo começou a perder popularidade com a chegada da Era Disco. Suas apresentações começaram a ficar mais escassas, pois a própria época rejeitava o gênero que acabou se tornando não comercial.

Com isso surge Stevie Ray Vaughan, que começou a regravar clássicos e a criar sua própria marca, unindo elementos do blues de Chicago. Então o blues ganha sua força novamente.

Um gênero que nasceu nos campos de algodão, para elevar o espírito dos trabalhadores escravos, ganhou o mundo, levando suas letras e notas marcantes que influenciam muita gente, não apenas musicalmente, mas também na suas personalidades. "O blues é um homem bom sentindo-se mal por causa da mulher que um dia amou". Willie Brown.


Lista de músicas para curtir um bom Blues

Stevie Ray Vaughan

B.B King

Stevie Wonder

 
W. C Handy

Muddy Waters


Um muito obrigado da Equipe GHI!


Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/artes/blues.htm
https://www.terradamusica.com/breve-ensaio-sobre-a-historia-do-blues/



Comentários